quinta-feira, 23 de março de 2017

marketing juridico

Há várias décadas, o marketing e suas estratégias são utilizados por inúmeras organizações que objetivam projetar a imagem dos seus produtos e/ou serviços frente aos seus públicosalvos. No entanto, o marketing – por muito tempo – ficou distante da realidade dos advogados e dos escritórios de advocacia do país.

O Código de Ética e Disciplina da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) é extremamente rígido no quesito relacionado à publicidade das bancas, não permitindo que as mesmas façam uso de diversas ferramentas de comunicação e marketing. Porém, em um movimento recente e que está ainda em fase de desenvolvimento, os escritórios de advocacia estão cada vez mais conscientes da importância dos conceitos de marketing como ferramenta indispensável e fundamental de diferenciação e vantagem competitiva diante da concorrência.


lampada
lampada
lampada
steel frame
Diante desse cenário, que apresenta, até o momento, poucas pesquisas e discussões sobre o tema, esse trabalho certamente trará contribuições tanto para a área acadêmica – principalmente as de marketing e jurídica – como para os profissionais do setor, que ainda possuem dúvidas e receios com relação à utilização correta, legal e ética do marketing jurídico em suas atividades. Palavras-chave: Marketing Jurídico; Ética; Comunicação; Publicidade.

Disciplina amplamente estudada e analisada, considerada indispensável para as empresas e organizações atuais, o conceito de marketing intensificou-se, principalmente, a partir do momento em que as empresas começaram a enfrentar uma competitividade cada vez maior e mais intensa, fato que as obrigou a acharem mecanismos de diferenciação da concorrência. Diante dessa realidade, as ferramentas de marketing foram ganhando espaço e tornando-se, cada vez mais, extremamente relevantes para as organizações que objetivam sobreviver em um mundo globalizado e um mercado altamente competitivo. No entanto, durante muito tempo, essa foi uma realidade distante e distinta da presente nos escritórios de advocacia do país.

Até algum tempo atrás, as grandes e renomadas bancas – como são chamados – não necessitavam de investimentos em marketing. Um bom corpo de profissionais garantia a presença constante de clientes e era o responsável pela imagem da banca perante a sociedade, a classe e o meio empresarial. Diferenciava-se o escritório que possuísse tradição e advogados renomados com vários títulos acadêmicos, capazes de reter grandes e rentáveis clientes apenas por oferecer um bom serviço e uma relação custo-benefício satisfatória.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Cell Active, Como Acabar Com a Celulite de Vez